Tecnologias de gestão
Comentários
De acordo com a Forrester Research, 85% de todos os processos de negócio envolvem pessoas. Pessoas tomando decisões, pessoas aprovando solicitações, pessoas realizando tarefas, pessoas seguindo procedimentos.
A primeira vista, não parece um dado muito dificil de comprovar: sob uma ótica de processos, você, sentando em sua cadeira no escritório, é ator de uma série de processos que estão se cruzando em sua frente, nesse exato momento. Veja a pilha de papéis esperando sua avaliação sobre sua mesa, à direita. Veja os e-mails que insistem em não acabar em sua caixa de entrada. Pense em quantas vezes algum colega lhe questionou algo hoje relativo ao projeto que você ou ele estão trabalhando agora. Ou lembre-se das vezes que atendeu ao cliente pelo telefone hoje. Tudo o que você faz, todas as atividades que você desempenha, estão embutidas dentro de processos organizacionais. Alias, como dizia Prof. José Ernesto Lima Gonçalvez, da EAESP/FGV, “as empresas são coleções de processos”.
Se as empresas são coleções de processos, as pessoas são a energia principal, o motor, o recurso que permite que elas funcionam. Pois, como dizia o famoso pesquisador John Seely Brown, “os processos não fazem o trabalho, as pessoas fazem”.
Dito isso, é estranho pensarmos que a tecnologia da informação sempre evoluiu, desde o princípio, numa busca alucinada por “automatizar” as atividades desempenhadas pelas pessoas, num sentido de substituir o trabalho ou tornar mais eficaz. Automatizar os processos. Mas, a não ser que estejamos falando de uma fábrica, quando nos referimos a evolução tecnológica em processos de negócio, o que conseguimos é, engraçado, mais trabalho. Ou por acaso o seu ritmo de trabalho e cobrança tem diminuido ao longo dos anos?
Pense em sua empresa, em quanto foi investido nos últimos anos em “automatizar processos” (genericamente falando, pois tudo em TI é automatizar processos). No seu ERP, no seu CRM, no seu site de vendas. É