TECNOLOGIAS DE GEST O SEIS SIGMA
RESUMO
O Seis Sigma
O Seis Sigma é orientado para prevenção, tornando-se um dos principais métodos para a melhoria contínua dos processos e fixação de referenciais competitivos.
Baseia-se em conceitos já desenvolvidos e utilizados por outras técnicas de gestão.
O SS pode ser considerado como uma estratégia gerencial de mudanças e enfoca, principalmente, a variação do resultado perceptível pelo consumidor.
Tem característica de ser uma ferramenta mais quantitativa de avaliar resultados de um processo e sua qualidade.
O principal diferencial de SS em relação aos outros programas de melhoria de qualidade é a ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos e não as experiências individuais.
História do Seis Sigma
Entre os anos de 1986 e 1987 quando a Motorola resolveu fazer o uso do benchmarking e ver a sua posição em relação as outras empresas concorrentes percebeu que seus produtos não satisfazia mais os seus clientes.
Para desfazer essa situação resolveu adotar um programa de administração participativa, baseada em times onde eram desenvolvidos atividades em conjunto.
Depois da aplicação deu o nome de 6 sigma. Essa estratégia surgio através das idéias e influencia de Juran e Deming.
O seis sigma ofereceu para a Motorola um jeito simples de controlar o seu desempenho e comparar com o que seus clientes estavam procurando. Em apenas dois anos de aplicação a Motorola conseguiu o Prêmio Malcomn Baldrige National Quality
Award que é comparado com o PNQ- Prêmio Nacional da Qualidade.
A General Eletric, assim como a Motorola é outro caso de sucesso com a implementação do seis sigma. Esse programa proporcionou para a GE mais de US$2 bilhões em redução de custos e aumento de lucratividade.
A estrutura do Seis Sigma
A estrutura é composta por:
Champions ou Campeões- gestores que definem a direção que o Seis sigma ira tomar e que tem a responsabilidade de apoiar projetos e remover barreiras para o desenvolvimento da empresa.
Master Black Belts