Tecnologias aplicadas à educação
CURSO DE PEDAGOGIA
Tecnologias dependentes e independentes existentes
Não pensamos apenas nas tecnologias da informação e da comunicação. Voltamos também nossa atenção para outras tecnologias, comumente difundida no ambiente escolar, como o tão conhecido quadro-de-giz (RE) significando o seu papel, abordaremos também, dentre elas,o quadro-de-pregas,as historias em quadrinhos,o jornal,a sucata.
A tecnologia Educacional fundamenta-se em uma opção filosófica, centrada no desenvolvimento integral do homem, inserido na dinâmica de transformação social: concetiza-se pela aplicação de novas teorias, princípios, conceitos e técnicas, num esforço permanente de renovação da educação (ABTE, 1982, p.17.).
Formando por base um trabalho sobre tecnologia Educacional desenvolvido por Thiagangian e Pasigna (1988), do setor de Pós graduação de Universidade de Hhavard, nos Estados Unidos, decidimos agrupar as tecnologias em duas categorias independentes e dependentes.
Tecnologias independentes - são as que não dependem de recursos elétricos ou eletrônicos para sua produção ou utilização.
Tecnologias dependentes - são as que dependem de um ou vários recursos elétricos ou eletrônicos para serem produzidas ou utilizadas.
Para cada tecnologia são apresentados:
-Conceitos e características.
-Sua construção.
-Como utilizar.
-Uma possibilidade.
Existem alguns atores que mostram porque as tecnologias merecem estar presentes no dia a dia das escolas: estão presentes na vida,dinamizar o trabalho pedagógico entre outras.
TECNOLOIAS INDEPENDENTES
Álbum seriado
É um conjunto de folhas, presas em modo papelão e ate cabide, nessas folhas é apresentado um tema com frases curtas, palavras chave, ilustrações, gráficos, mapas, historias, enfim idéias para serem trabalhada de forma sintética e seqüenciada. Pode ser utilizado com outras tecnologias como, quadro-de-giz, material impresso para completar a explicação, internet e