Tecnologias Ambientais em busca de um significado
0034-7612
Tecnologias ambientais: em busca de um significado*
Charbel José Chiappetta Jabbour**
S u m á r i o : 1. Introdução; 2. Diversidade terminológica e conceitual; 3. Tipologia das tecnologias ambientais; 4. Mecanismos de desenvolvimento e difusão; 5. Considerações finais.
S u m m a ry : 1. Introduction; 2. Diversity of terms and concepts; 3. Environmental technology taxonomy; 4. Development and dissemination mechanisms; 5. Final remarks. P a l av r a s - c h av e : tecnologia; meio ambiente; tecnologia ambiental.
K e y - w o r d s : technology; environment; environmental technology.
Este artigo busca um significado mais preciso e completo para um termo cuja adoção revela-se crescente nos fóruns acadêmicos e empresariais: tecnologia ambiental. De fato, o desenvolvimento, a adoção e a difusão de tecnologias ambientais implicam o envolvimento de diversos agentes, instituições e setores sociais, que requerem um entendimento comum e devidamente completo para o significado de tecnologia ambiental. Entretanto, as propostas conceituais mais atuais são tímidas diante do desafio de se buscar um significado mais claro para o termo. Assim, este artigo explora a tipologia do termo e identifica seu processo de desenvolvimento e difusão, fornecendo um significado mais completo de tecnologia ambiental.
* Artigo recebido em nov. 2007 e aceito em abr. 2009. Este artigo foi apresentado durante o XXXI
Enanpad, realizado no Rio de Janeiro, entre 23 e 26 de setembro de 2007. O autor agradece à Fapesp pelos recursos concedidos no âmbito do Processo no 06/53549-6, que viabilizaram a realização da pesquisa.
** Professor doutor da Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade de Ribeirão Preto (USP/FEA-RP). Doutor em engenharia de produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). É docente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração de Organizações da USP/FEA-RP e