Tecnologia
Um sistema operacional é um programa que controla a máquina, permitindo-nos comandá-la através de ordens pré-definidas. Sem um sistema operacional, por exemplo, não seria possível usar um editor de textos, uma planilha eletrônica, ou mesmo acessar à Internet.
Em 1991 o estudante Finlandês Linus Torvalds desenvolveu um sistema operacional que se assemelhasse ao UNIX, porque esse sistema não era compatível com o seu PC doméstico e nesse esforço, surgiu o Linux, que, naquela época, ainda não tinha esse nome.
Linus criou um sistema parecido com o UNIX e concorrente do MINIX, mas que só funcionava na máquina dele, em casa, pois ele o havia projetado com base no processador e na arquitetura de seu micro caseiro.
Linus escreveu uma mensagem numa lista de discussão na Internet encorajando os outros programadores e usuários do UNIX a ajudá-lo na tarefa de criar um sistema operacional semelhante para micros domésticos que superasse em muitos aspectos o
MINIX
Para pôr em prática seu desejo de ter um sistema semelhante ao UNIX que funcione nos
PCs, Linus enviou, aos interessados, o código-fonte do seu sistema, para que os outros programadores pudessem entender e modificar o seu projeto
O projeto de Linus foi escrito na linguagem C que é bastante versátil e poderosa, sendo a preferida pelos programadores que desenvolvem softwares básicos.
Linus Torvalds distribuiu o código-fonte de seu programa, ele tornou possível para outros programadores fazer alterações em seu sistema, fazendo com que muitos se tornassem os co-desenvolvedores do Linux, nome, que só seria dado ao sistema alguns anos depois, em homenagem ao seu criador original.
O Linux original possuía poucos aplicativos e recursos visuais, mas era o suficiente para Linus entender que ele poderia melhorar e atingir níveis de usabilidade altos
O Linux era um sistema basicamente textual como o DOS.
Os Direitos Sobre o