Tecnologia
As ondas electromagnéticas apresentam-se conceitos básicos relacionados com a exposição à radiação electromagnética,
Abordando-se noções fundamentais sobre ondas electromagnéticas e sobre aspectos gerais
Comuns às diferentes áreas de aplicação da radiação. Focam-se também aspectos particulares
Da exposição à radiação de radiofrequência, nomeadamente a proveniente dos sistemas de
Comunicações móveis.
DESENVOLVIMENTO
1. Noções Básicas
Nesta secção introduzem-se noções básicas sobre a temática da radiação electromagnética, tais como as fontes que a produzem, as ondas electromagnéticas, as diferentes áreas de aplicação, etc.
A radiação electromagnética: fontes naturais e fontes artificiais
A radiação electromagnética ocorre naturalmente no Universo e, como tal, sempre esteve presente na Terra. O nosso Sol, por exemplo, é a fonte (natural) de radiação electromagnética mais intensa a que estamos expostos. Por outro lado, o crescimento tecnológico, as mudanças no comportamento social e nos hábitos de trabalho - próprios de uma sociedade em evolução - criaram um ambiente crescentemente exposto a outras fontes de radiação electromagnética.
Estas fontes foram criadas artificialmente pelo homem e são, por exemplo, as antenas dos sistemas de telecomunicações, as linhas de alta tensão, os aparelhos eléctricos, etc.
Assim, a luz visível, os raios X, as vulgarmente chamadas “ondas de rádio” e as microondas são formas possíveis de radiação electromagnética, correspondendo à propagação de energia pelo espaço a velocidades da ordem de 300 000 km/s, sem necessidade de suporte físico.
As ondas electromagnéticas
A propagação da energia electromagnética faz-se através de ondas electromagnéticas. Estas são constituídas por duas entidades interdependentes entre si: o campo eléctrico, E, e o campo magnético, H. Não é possível observar directamente o campo eléctrico e o campo magnético, a não ser através de uma representação artificial, como a