Tecnologia
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Capítulo 1 – Conceitos Gerais de Análise Estruturada de Sistemas
CONCEITOS BÁSICOS
Sistema - é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.
Sistema de Informação - é um conjunto de partes que coletam dados e processam dados, com objetivo de gerar informações para determinados usuários.
DADO X INFORMAÇÃO
O que diferencia dado ou um conjunto de dados da informação, a qual auxilia no processo decisório, é o conhecimento que ela propicia ao tomador de decisões.
Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.
Informação é o dado trabalhado que permite o executivo tomar decisão.
Dado Conhecimento Informação (auxilia no processo decisório)
Exemplos
Dado: quantidade de produção, custo de matéria- prima, número de empregados.
Informação: É o tratamento desses dados conforme regras de negócios (aplicando conhecimento) e, portanto é produto da análise dos mesmos. Então, podemos ter como resultado da análise desses dados: capacidade de produção, custo de venda do produto, produtividade do funcionário, etc...
EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA X SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PERÍODO HARDWARE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROCESSAMENTO SOFTWARE
Anos 60 Grandes Computadores Ausência de Metodologia. Usuário não participante. Centralizado Básicos (sistemas operacionais)
Anos 70 Grandes Computadores Ausência de metodologia padrão. Usuário não participante. Centralizado Básicos (sistemas operacionais)
Anos 80 Computadores de grande e médio porte, sem integração Metodologia Estruturada Usuário participante Descentralizado, com alguma integração de