Tecnologia e Gestão
Tecnologia é entendida como o resultado de processos concretizados a partir da experiência cotidiana e da pesquisa, para o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos científicos, para a construção de produtos materiais, ou não, com a finalidade de provocar intervenções sobre uma determinada situação prática.
Tecnologias Gerenciais é um processo sistematizado e testado de ações teórico – práticas, utilizadas no gerenciamento da assistência e dos serviços de saúde, para intervir na prática profissional, buscando a melhoria de qualidade. A tecnologia gerencial proporciona aos profissionais e clientela interação, disposição para escutar e falar, possibilitando também um ambiente de trabalho criativo, prazeroso, de auto-estima, e processo.
A gestão de qualidade como possibilita a tecnologia gerencial, em uma empresa de serviços de saúde, é sempre um desafio, pois as instituições não produzem algo cuja qualidade possa ser medida, pesada e testada. Portanto, depende de valores pessoais, institucionais e de princípios éticos, filosóficos e metodológicos que assegurem o desenvolvimento humano neste mundo globalizado e sedento de amor e solidariedade.
A enfermagem encontra-se, hoje com um conjunto de tecnologias que podem cada vez mais ser desenvolvidas e especializadas por todos aqueles profissionais motivados para uma melhoria do cuidado à saúde do ser humano. Sendo assim, é necessário ao enfermeiro buscar construção do seu próprio conhecimento, um conhecimento que esteja relacionado com a qualidade de vida, a maneira de administrar a saúde, a enfermidade e os problemas decorrentes.
Competências Gerenciais de Enfermeiras
Atualmente o mundo vem passando por inúmeras transformações. Com isso o mercado de trabalho necessita de trabalhadores que possam responder com rapidez as exigências do mercado. Adaptando as novas exigências como, ser flexível, ter capacidade de relacionamento, assumir desafios, entre outros.
Competência tem sido