Tecnologia wi-fi
Ana Paula Costa¹
¹Redes Sem Fio – Instituto Federal Catarinense Campus Araquari (IFC - Araquari) anapaulacosta.sc@gmail.com Resumo: Este artigo tem como objetivo de fazer uma breve apresentação sobre as principais características que envolvem o Wi-Fi. Suas explicações podem ajudar a quem deseja entender um pouco mais sobre funcionamento das redes sem fio que se baseiam na tecnologia 802.11 e pode servir de apoio para quem quer se aprofundar mais no assunto ou mesmo ter uma noção de onde começar caso queira montar sua rede pessoal wi-fi em casa.
1 - Introdução
Wi-Fi é um conjunto de especificações para redes locais sem fio (WLAN - Wireless Local Area
Network) baseada no padrão IEEE 802.11. O nome "Wi-Fi" é tido como uma abreviatura do termo inglês
"Wireless Fidelity", embora a Wi-Fi Alliance, entidade responsável principalmente pelo licenciamento de produtos baseados na tecnologia, nunca tenha afirmado tal conclusão. É comum encontrar o nome Wi-Fi escrito como WiFi, Wi-fi ou até mesmo wifi. Todas essas denominações se referem à mesma tecnologia.
Com essa tecnologia, é possível implementar redes que conectam computadores e outros dispositivos compatíveis (smartphones, tablets, consoles de videogame, impressoras, entre outros) que estejam próximos geograficamente. Estas redes não exigem o uso de cabos, já que efetuam a transmissão de dados por meio de radiofrequência. Este esquema oferece várias vantagens, que permite ao usuário utilizar a rede em qualquer ponto dentro dos limites de alcance da transmissão, que possibilitam a inserção rápida de outros computadores e dispositivos na rede, que evita que paredes ou estruturas prediais sejam furadas ou adaptadas para a passagem de fios.
A flexibilidade do Wi-Fi é tão grande que se tornou viável a implementação de redes que fazem uso desta tecnologia nos mais variados lugares, principalmente pelo fato de as vantagens resultarem em diminuição de custos. Assim, é comum encontrar