tecnologia textil
Centro Tecnológico – CT
Departamento de Engenharia de Produção
Disciplina: Gestão de Sistemas de Produção III
Docente: Sandra Rufino Santos
TECNOLOGIA NA INDÚSTRIA TÊXTIL
Diego Xavier Silveira Campos
Mariana Leite Fernandes
Priscyla Kellen Moreno Acipreste
Natal/RN
2014
1. Histórico da Indústria Têxtil
2. Exigências do Mercado
A competitividade do mercado exige das empresas têxteis um alto investimento em tecnologia, buscando não ser “engolido” pelos seus concorrentes. A fabricação de tecidos precisa seguir as exigências do mercado, e isso inclui mudanças de coleções a cada estação, bem como produtos bonitos, da moda, de qualidade, e com preços acessíveis. Ao mesmo tempo em que a padronização diminui os custos de fabricação, é necessário manter uma diversificação para agradar ao cliente, por isso fábricas de tecido buscam maquinários de alta tecnologia, capazes de fabricar tecidos com menores custos, mas ao mesmo tempo versáteis.
3. Máquinas
A tecnologia está presente em todas as etapas do processo fabril de uma indústria têxtil, do corte, à costura, à estamparia.
3.1. Corte
Máquinas com tecnologia avançada são controladas por um computador, e realizam os cortes do tecido conforme os comandos, através de um laser. O processo pode ser visto no link http://www.youtube.com/watch?v=6YtQpdTam8s. 3.1.1 No Brasil, a empresa Automatisa Solutions é pioneira na tecnologia de cortes a laser. Destaque para a máquina Prisma, que contém um visor LED gerando um corte perfeito de uma imagem bordada, impressa ou tecida. A Prisma é capaz de fabricar de forma industrial trabalhos antes feitos com pirógrafos e tesouras. Além de evitar o trabalho cansativo e de baixa qualidade repetitiva. O vídeo abaixo mostra o trabalho da Prisma. https://www.dropbox.com/s/7chw0wbhfxzzo0b/2013_PRISMA_alta.mp4?dl=0 3.2. Tingimento
Devido à toxicidade dos químicos utilizados no tingimento de tecidos,