TECNOLOGIA SMT
INTRODUÇÃO
Na definição dessa estratégia de conquista de novos consumidores, as empresas foram obrigadas a dar cada vez mais atenção à voz do mercado
(o que o mercado quer). Surge, então, uma nova abordagem à definição dos produtos a serem fabricados ou serviços a serem prestados. A nova pergunta a ser feita, ao contrário da afirmativa formulada por Henry Ford, era: “O que o mercador quer ?”.
INTRODUÇÃO
A resposta a essa pergunta define uma nova fase de desenvolvimento empresarial, denominada market-in, que a grosso modo pode ser assim interpretada: levar para dentro da empresa aquilo que o mercado quer. Para ser competitiva, a empresa deve estabelecer uma estratégia de ação para atuar em mercados locais, regionais ou globais. Quanto maior o raio de sua atuação, maior deverá ser sua capacidade competitiva ou, vale dizer, suas vantagens competitivas.
Projeto do Produto
Estudos demonstram que a maioria – até
80% - dos problemas de qualidade decorre do projeto do produto e não dos processos produtivos. Desenvolver novos produtos é um desafio constante. No mundo em transformação em que vivemos, a empresa que não se antecipar às necessidades de seus clientes, com produtos e serviços inovadores, estará condenada ao desaparecimento.
Professor José
Alberto
Projeto do Produto
Todo produto deve ser funcional, de fácil utilização, considerar os aspectos ergonômicos envolvidos, ter estética, comandos auto-explicativos – como os comandos dos painéis dos automóveis –, ser compatível com as preocupações de preservação do meio ambiente, e seu projeto apoiar-se em tecnologia conhecida e ter contato com a colaboração de equipes multifuncionais, no sentido de ser facilmente fabricado e montado.
Professor José
Alberto
Projeto do Produto
Um bom projeto de produto deve levar em consideração as técnicas:
Facilidade de montagem – design for assembly (DFA);
Facilidade de