Tecnologia SMD resumo
A tecnologia SMD é um das maiores criações interligadas dentro dessas bases de tecnologias depois do circuito integrado. O SMD também pode ser chamado de soldagem de componentes eletricamente passivos ou ativos na superfície de uma Placa de Circuito Impresso, onde também podemos dar o nome de PCI !
Esta tecnologia é diferente dos outros processos que também podem apresentar componentes com terminais e são inseridos através de furos na PCI principalmente porque não há interferência mecânica em níveis similares ao sistema de corte e climpagem dos terminais. A climpagem no processo convencional é preciso para que os componentes não saiam de suas posições de montagem durante o manuseio e soldagem em máquina !
Pressionados em produzir PCI’s melhores , com o tamanho reduzido e com componentes menores, o projeto e manufatura de produtos eletro-eletrônicos quase toda hora necessitam de maior eficiência. Esta técnica leva a criação e ao desenvolvimento de mais componentes menores e com maior número de funções.
Esta tecnologia vem sendo usada desde o início de 1970 a aplicação desta tecnologia em produtos onde a miniaturização era essencial, ocorria com maior freqüência e foi crescendo cada vez mais durante anos .
Entre 1975 e 1980, o processo de miniaturização veio se proporcionando ainda mais com o aparecimento de componentes com maior número de funções. A tecnologia SMD se desenvolveu rapidamente e o processo de manuseio de componentes e materiais se estabeleceu. Em 1980 temos visto um crescimento nesta revolucionária tecnologia que ainda vem crescendo demais .
Para termos uma idéia em 1984, o consumo de componentes eletrônicos era de 190 bilhões de unidades, no qual 50 bilhões eram SMD. No início