Tecnologia no Esporte
A tecnologia eletrônica moderna, particularmente a Internet e a comunicação digital multiuso de alta velocidade, torna possível a treinadores e atletas a obter, analisar e integrar informações e recursos de maneira eficiente e efetiva para aperfeiçoar o treinamento, a tomada de decisões e as colaborações. Esses recursos podem ser acessados em tempo real e as mudanças implementadas imediatamente, se necessário. Novos desenvolvimentos na pesquisa laboratorial permitem aos atletas experimentar simulações através do isso da realidade virtual e da analise de vídeos games, o que pode, inclusive, melhor seu desempenho.
De acordo com o dicionário Webster’s New World esporte é definido como:
1. Qualquer atividade ou experiência que proporciona divertimento ou recreação; passatempo ou diversão;
2. Tal atividade, especialmente quando competitiva, que requer um esforço físico vigoroso moderado e continuado às vezes como profissão, de acordo com algumas formas tradicionais ou conjunto de regras, seja ao ar livre ou em um ambiente fechado.
Tecnologia no Futebol
Como tivemos a Copa do Mundo meses atrás iremos falar especialmente da tecnologia no futebol. “No futebol, ainda existe a mentalidade de um jogo aleatório em que nada é mensurado”, confirma Nicolas Michel Bacic, economista, engenheiro de computação e diretor geral da MatchReport, empresa que desenvolve softwares e equipamentos capazes de fazer a mensuração de treinamentos e jogos. Mas o que isso significa? Que é possível medir, por exemplo, o quanto um atleta corre, a que velocidade e, no caso do futebol, por que parte do campo. Outra possibilidade é captar, em tempo real, a movimentação do time e, desta forma, desenhar o panorama do jogo, ajudando tanto na definição de táticas quanto no trabalho de condicionamento físico dos atletas. “É claro que a tecnologia não vai fazer com que um time vença um jogo, mas aumenta as probabilidades. Hoje, não tem como crescer no esporte se não usar