Tecnologia na educação
A tecnologia deve ser utilizada como recurso de aprendizagem, portanto o aluno deve tirar vantagens dela para desenvolver seu aprendizado, construir uma consciência crítica e ser capaz de melhorar sua condição de vida como cidadão. Porém, tirar vantagens deste recurso não significa aproveitar o trabalho pronto de terceiros, e sim modificá-los.
A internet é um órgão fundamental nos dias de hoje, uma de suas principais funções é manter a comunicação entre pessoas a longas distâncias, como no caso do ensino a distância, que mantém o aluno em contato com os professores.
A tecnologia aumenta a capacidade do professor em prender a atenção do aluno e melhorar seu desempenho, portanto a participação do professor é muito importante para completar o processo de desenvolvimento da informática na aprendizagem, é preciso que ele capacite-se para determinar e especificar as aplicações da informática e para unir informática e educação com uma visão pedagógica e tecnológica de sucesso. O apoio do professor é imprescindível para a garantia de um ensino de qualidade, pois o computador sozinho não desenvolve nenhuma atividade e nem proporciona melhora alguma na aprendizagem do aluno, a função do computador é ajudar o professor em seu trabalho e na obtenção de bons resultados.
Através dos computadores e das novas tecnologias as expectativas de melhorar o ensino tradicional aumentam, pois são muitas as possibilidades de usá-los na educação, por exemplo, como apoio pedagógico e ajuda na construção da aprendizagem. Logicamente que não depende apenas dos computadores para alcançar os resultados esperados, mas é necessário muito trabalho e bastante disciplina.
A Internet e as novas tecnologias, aliadas aos novos paradigmas da educação, permitem que aplicações educativas sejam desenvolvidas constituindo um ambiente de ensino-aprendizagem