TECNOLOGIA NA CONSTRU O CIVIL
Nome do autor principal:
Nome do autor 2:
RESUMO
Com o crescimento no ramo da construção civil e o desenvolvimento socioeconômico, que vem melhorando a expectativa de vida do brasileiro, surgem dois problemas: o primeiro é o consumo dos recursos naturais e energia para produção do cimento, o principal produto da construção civil, e o segundo é o lodo residual gerado nas estações de tratamento de esgoto que devido a Lei Federal 12.305/2010 proibi a disposição de lodo em aterros sanitários. Em contrapartida o estudo realizado, apresenta uma alternativa, dentre várias existentes, que é possível a redução do uso do cimento nas construções e a diminuição dos impactos ambientais causados pela disposição final do lodo em aterros sanitários. Na pesquisa foi desenvolvido um produto resistente para ser utilizado em substituição parcial ao cimento chamado Biocimento e Bioconcreto.
PALAVRAS-CHAVE: biocimento; bioconcreto; lodo residual; resíduos.
INTRODUÇÃO
Em decorrência do aumento da população mundial, que ultrapassa 7 bilhões de pessoas em 2014, onde a minoria pertence aos chamados países desenvolvidos e a maioria pertence aos países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Esse crescimento desenfreado tem gerado grandes impactos ao meio ambiente nas últimas décadas devido a sua exploração, processamento e utilização.
Como resultado do modelo econômico e da sociedade de consumo, tem-se a excessiva geração de resíduos e poluição. Os efeitos da poluição podem ter caráter localizado, regional ou global. Os mais perceptíveis são os efeitos locais ou regionais, os quais, em geral, ocorrem em áreas de grande densidade populacional ou atividade industrial.
Diante desses fatos, urge a necessidade do desenvolvimento de tecnologias para um mehor aproveitamento e uma significativa redução de poluição. Urge a necessidade de criação de métodos mais eficientes de educação ambiental para essa enorme população. Não basta apenas um maior interesse