Tecnologia na aula de matematica
Trabalhando com estatística, tecnologia e dando ênfase a cidadania
Publico alvo:
Alunos do ensino fundamental 9º ano podendo ser adaptadas para demais séries.
Duração: 8 aulas
Objetivos:
O trabalho com da Estatística juntamente com recursos tecnológicos vem se tornando uma realidade nas escolas preocupadas com um ensino de qualidade, tendo em vista as necessidades dos conhecimentos de Estatística em nosso cotidiano. Os principais livros didáticos de matemática básica* já destinam capítulos aos conteúdos de Estatística, num processo de adequação dessas obras às demandas por conhecimentos estatísticos.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), o ensino da Probabilidade e da Estatística surge no contexto do bloco de conteúdos com nome de “Tratamento das Informações”, tendo como justificativa a demanda social e o frequente uso na sociedade contemporânea, pela necessidade de o indivíduo compreender as informações divulgadas, tomar decisões e fazer previsões que influenciam sua vida pessoal e em comunidade. Os PCN’s ressaltam que a Estatística possibilita o desenvolvimento de formas específicas de pensamento e raciocínio, envolvendo fenômenos aleatórios, interpretando amostras, fazendo inferências e comunicando resultados por meio da linguagem própria quantitativa.
Atualmente, quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet lançam mão de modelos estatísticos como gráficos, diagramas, o principal objetivo é propor uma aula com base aos (PCN’s) e suas tecnologias dando ênfase a cidadania e levando em conta a realidade humana.
Metodologia:
Os métodos que serão utilizados para o desenvolvimento desta aula:
Filme.
Debate relacionado ao filme aplicado em aula.
Analise de textos abordando diversas violências, e elaboração de dados tabelas e gráficos estatísticos.
Pesquisas: jornais, internet, livros.
Aplicação