Tecnologia ligada ao capital intelectual e a gestão do conhecimento
Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conheciment o Como o conhecimento individual pode ser convertido em conhecimento organizacional?
Se forem enquadrados ao ambiente organizacional, tais elementos podem ser apresentados segundo Davenport e Prusak (1998) com as seguintes propriedades: informação representa uma entidade relevante, que possui significado, trazendo consigo alguma finalidade e promove impacto sobre seu julgamento ou no comportamento do seu criador, atuando com importante parâmetro nas decisões. Conhecimento por sua vez, é criado e aplicado na mente das pessoas, é intuitivo, composto de valores, experiências,fazendo parte da complexidade e imprevisibilidade humana. No meio organizacional, conhecimento está embutido nas pessoas e disperso em manuais, documentos, repositórios, rotinas, processos, práticas, normas dentre outros.
No meio organizacional, novos conhecimentos podem ser criados a partir do processamento de informações e conhecimentos advindos do ambiente interno e externo. Para Nonaka e Takeuchi (1997) as organizações recebem conhecimentos e informações do meio, se adaptam a eles e criam, de dentro para fora, novos conhecimentos e informações, recriando assim seu meio.
Conclui-se, portanto, que a criação de conhecimento consiste um processo complexo, que depende de contextos adequados para se desenvolver, atuando tanto individualmente quanto coletivamente.
Exemplo na minha vida profissional:
O conhecimento sendo transmitido de forma clara e objetiva vem motivado muitos funcionários a reverem sua postura frente ao ambiente de trabalho, por exemplo na empresa em que eu Trabalho, nosso publico alvo são consumidores ,eles vão até lá para comer e experimentar a nossa comida ,e agrega muito o funcionário ter bom conhecimento tanto em falar ou recepcionar com o cliente. Assim nossos clientes tem uma boa experiência no nosso restaurante como deseja volta mais vezes.