Tecnologia historia.
Os processos mais antigos, tais como arte rupestre e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e a roda, são meios simples para a conversão de materiais brutos e "crus" em produtos úteis, assim como a roda que talvez seja a invenção principal na trajetória de desenvolvimento tecnológico do ser humano. Com ela, os povos primitivos tornaram o transporte mais rápido e fácil, além de contribuir para transformar as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores. Os antropólogos (estudam o homem) descobriram muitas casas e ferramentas humanas feitas diretamente a partir dos recursos naturais.
A descoberta e o consequente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnológica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o aproveitamento dos recursos naturais que necessitam do calor para serem úteis. A madeira e o carvão de lenha estão entre os primeiros materiais usados como combustível, em alguns lugares usados até hoje. A madeira, a argila e a rocha estavam entre os materiais mais adiantados a serem tratados pelo fogo, para fazer as armas, cerâmica e tijolos, entre outros materiais. Desta necessidade de criar objetos surge o novo novas ferramentas tecnológicas.
As ferramentas mais sofisticadas incluem desde máquinas simples, o parafuso (400 a.C.), até a maquinaria complexa como o computador, os dispositivos de telecomunicações, o motor elétrico, o motor a jato, entre muitos outros. As ferramentas e máquinas aumentam em complexidade na mesma proporção em que o conhecimento científico se expande.
As maiores partes das novidades tecnológicas costumam ser primeiramente empregado na engenharia, na medicina, na informática e no ramo militar, com isso, o público doméstico acaba sendo o último a se beneficiar da alta tecnologia, já que ferramentas complexas requerem uma manufatura complexa, aumentando drasticamente o preço final do