tecnologia hdds
Abstract. This article is a study of disk technologies used for disk data storage in computer equipment since it was created by IBM in 1956, and analyzing the different technologies used from most modern hard drives developed with integrated control board to drive present the main technologies of hard drives, operation, technological advances, advantages and disadvantages between technologies and a study of what is expected for the future of rigid and new forms of storage disks.
Resumo.Este artigo faz um estudo de tecnologias de disco utilizadas para o armazenamento de dados em disco nos equipamentos computacionais desde sua criação pela IBM em 1956, e analisando as diferentes tecnologias empregadas a partir de discos rígidos mais modernos desenvolvidos com a placa de controle integrada ao drive, apresentam as principais tecnologias de discos rígidos, seu funcionamento, os avanços tecnológicos, vantagens e desvantagens entre as tecnologias e um estudo do que se espera para o futuro dos discos rígidos e novas formas de armazenamento.
1. Introdução. O disco rígido quando surgiu em 1956 foi chamado de 305 RAMAC, desenvolvido pela IBM, possuía muitos discos magnéticos que suportava armazenar 5 milhões de caracteres o que rendia 5 Megabytes, era um gabinete externo que ocupava uma área com cerca de 2,67 metros quadrados e 73,66 centímetros de altura.
Mais tarde, exatamente em 1979, surgiu IBM 3340 que possuía apenas 2 discos magnéticos e suportavam 30 Megabytes, daí para frente foi reduzido seu tamanho e a capacidade de armazenamento aumentou a cada tecnologia desenvolvida. Atualmente é fabricado pelas indústrias um padrão de discos rígidos de 3,5 e 2,5 polegadas utilizados em desktops e notebooks respectivamente, chegando a velocidades de 10.000, 7200 e 5400 rpm, selados na fábrica para não permitir a entrada de pó e outros resíduos. Mas a tecnologia de armazenamento de dados não restringe a apenas discos