tecnologia espacial
A partir desse feito, as tecnologias não pararam de evoluir. Para cada foguete ou satélite lançado ao espaço depois daquele ano, um novo aparato tecnológico era adicionado. Como a inovação é inevitável, o que podemos esperar na NASA para futuro?
A lista de sonhos da Agência Espacial Americana não é muito grande, mas é bastante ambiciosa. Confira abaixo as ideias que a agência teve para os futuros robôs, mecanismos de propulsão e combustíveis que podem ser construídos ao longo da próxima década.
Mini AERCamEM 1997 a NASA testou um pequeno robô, controlado remotamente, que tinha como objetivo ajudar na inspeção externa da ISS (International Space Station – Estação Espacial Internacional). Equipado com câmeras, a pequena esfera robótica permitiria a visualização da parte de fora da Estação Espacial sem que os astronautas tivessem que deixar o interior do módulo.
Fonte da imagem: NASAO sucessor dessa ideia é o Autonomous Extravehicular Robotic Camera, ou simplesmente Mini AERCam. Além de menor do que a esfera original, o novo robô também possui maior autonomia. Ele será capaz de mover-se para a área de interesse, evitando obstáculos, prover diferentes ângulos de visão, retornar à sua base e recarregar as baterias de maneira automática.
A ideia é tornar as caminhadas espaciais de inspeção menos frequentes e ainda assim permitir que os astronautas tenham uma visão clara e precisa da parte externa da Estação Espacial. No site do projeto, é possível encontrar diversos vídeos de teste e algumas fotos do AERCam.
Suit PortA ideia principal desse projeto é combinar trajes espaciais com escotilhas e veículos de exploração. O objetivo é manter os trajes de exploração do lado de fora do veículo e permitir que os astronautas os vistam por meio de uma