tecnologia em rh
Curitiba possui diversos órgãos de classe, surgidos em paralelo ao desenvolvimento e à consequente atuação de distintos setores e atividades econômicas na cidade, em especial a partir da década de 1970. Essas instituições, além de representarem seus respectivos segmentos profissionais, lhes oferecem apoio e serviços como capacitação, consultoria, realização de eventos e diversas outras atividades capazes de fomentar o seu desenvolvimento.
Entre os principais órgãos de classe atuantes em Curitiba estão a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) e a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC).
A Associação Comercial do Paraná é uma das instituições mais antigas do município. Criada em 1890, foi a terceira associação comercial estabelecida no Brasil. A entidade representa o comércio e presta serviços de proteção ao crédito como o SEPROC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e o Videocheque (consulta a um registro nacional de cheques sem fundos, roubados, sustados e extraviados). Além disso, a ACP busca tratar dos interesses dos empresários do comércio, promovendo convênios, campanhas e eventos que fomentem suas atividades.
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná é um grupo composto por diversas instituições ligadas ao desenvolvimento da indústria, tal como o Centro das Indústrias do Estado do Paraná (Ciep), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Universidade da Indústria (Unindus). Essa Federação, que oferece produtos e presta serviços de pesquisa e análises econômicas para as indústrias, fornece ferramentas para o desenvolvimento de sindicatos empresariais e oferece serviços de educação, saúde, lazer, qualificação e capacitação profissional.
A Federação do Comércio do Estado do Paraná, fundada em 1948,