Tecnologia em processos químicos
A Área que mais utiliza a radiação hoje em dia é a medicina, como na radiologia, na radioterapia e na medicina molecular.
A mais antiga e difundida área desta utilização é a radiologia, que estuda como se faz e interpreta a radiografia. As radiografias não afetam a saúde da pessoa irradiada devido ao curto espaço de tempo em que é exposta à radiação e também que este não constitui um ato rotineiro.
A Medicina Molecular foi descrita como a aplicação de técnicas de Biologia Molecular e Genética ao diagnóstico e tratamento em medicina.
A medicina nuclear é visar o diagnóstico, onde substâncias radioativas são injetadas pela veia do paciente, possibilitando fazer um mapeamento de órgãos.
Cintilografia/ Medicina nuclear
Na medicina vários isótopos radioativos são usados Um exemplo é quando vamos fazer uma cintilografia com o intuito de verificar as condições de nossos órgãos internos, e introduzimos no organismo uma pequena quantidade de material radioativo. Os isótopos que apresentam essa característica são denominados radiotraçadores, eles possuem a proprieadade de se acumularem em um determinado órgão.
Assim, o radiologista poderá determinar o nível e a localização das radiações emitidas pelos isótopos após o paciente receber uma dose de material radioativo. As radiações beta (β) ou gama (γ) incidem sobre filmes fotográficos, e refletem imagens do órgão que se pretende estudar.
Radioterapia
A radioterapia é destinada principalmente ao controle do câncer, utiliza radiação no tratamento de tumores, principalmente os malignos, e baseia-se na destruição de tumor pela absorção de energia da radiação. O paciente fica exposto mais