Tecnologia em destaque: caso UPS
• Quais são as entradas, o processamento e as saídas do sistema de rastreamento de encomendas da UPS?
A entrada, nesse caso, seriam a relação da empresa com o cliente, a partir do momento em que o serviço de entregas da UPS foi contratado, que também já gera o lucro da empresa. Os processos são de fato os processamento de dados que segundo o texto são transmitidos para o computador central, podendo assim o cliente rastrear sua entrega, sabendo tudo o que lhe é de interesse e vendo a rota e até mesmo fazer uma previsão para a data da entrega, tornando o serviço mais eficiente e podendo gerar uma diminuição do tempo gasto para a entrega. A saída creio que seja o retorno do cliente e do entregador, numa espécie de Feedback já com os dados atualizados sobre a entrega e etc.
• Quais são as tecnologias utilizadas?
Após inverstir recursos em tecnologia passaram a usar o DIAD (Delivery Information Acquisition Device), que tem um adaptador no caminhão, que é ligado à rede de telefones celulares, que assim que conectado repassa os dados para o computador central da UPS, podendo ser checado mundialmente através de outros computadores. Além do DIAD e o computador central há também um software para o rastreamento dos pacotes, que permite também fazer cálculos e etc.
• Qual a relação entre essas tecnologias e a estratégia empresarial da UPS?
Essa relação permite que o cliente tenha um certo acesso à empresa, podendo acomapnhar seu pedido enquanto ainda está no tráfico, o que gera uma transparência na UPS graças à tecnologia presente nela, e hoje em dia se é presado a transparência de uma empresa. Além do alto investimento em tecnologia a empresa sempre tenta manter a qualidade do serviço com taxas baixas, tanto que o software deles permite que façam cálculos de possíveis entregas, calculando taxas e verificando a melhor e mais rápida rota.
• O que aconteceria se essas tecnologias não tivessem disponíveis?
Provavelmente a UPS não seria