tecnologia em agronegocio
O primeiro conceito de negócio surgiu no início do século XX com base nas teorias de Taylor e Faiol, colocadas em prática por Henry Ford. Na situação da época, os automóveis eram “brinquedos de ricos” em função do elevado custo, restringindo sua expansão. Na visão de Ford, se o custo dos automóveis fosse reduzido, mais pessoas poderiam comprar carros e, com o aumento da escala, os custos seriam reduzidos, gerando por consequência, maior demanda.
Assim surge o conceito de produção, que parte do princípio de que os clientes darão preferência àqueles produtos que estão amplamente disponíveis e são de baixo custo. Os administradores de organizações orientadas para produção concentram-se em atingir alta eficiência produtiva e ampla cobertura de distribuição.
O foco na eficiência produtiva é o grande responsável por uma das frases mais conhecidas de Henry Ford: “você pode escolher a cor do carro, desde que seja preto”. Evidente que a padronização e a produção de produtos de baixa complexidade é crucial para conseguir maior eficiência produtiva.
Não há como negar que o conceito foi um grande sucesso, levando ao crescimento estrondoso da sua empresa e a difusão deste conceito para outros setores de atividade. Entretanto, este modelo se sustenta apenas quando a demanda por um produto excede a oferta, já que não há grande preocupação com as necessidades do mercado. Atualmente, o conceito de produção ainda é válido para o setor de commodities, onde se tem o preço definido pelo mercado e o resultado depende exclusivamente da eficiência produtiva e da abrangência da distribuição.
A partir do momento em que a demanda é equilibrada pela oferta, a eficiência produtiva passa a ser uma das condições sine qua non para o bom desempenho da empresa, mas que por si só não garante o