Tecnologia do alcool e da aguardente
Centro de Tecnologia e Geociência
Engenharia Eletrônica
Tecnologia do Álcool e da Aguardente
Visita à Usina do Grupo JB
Relatório
David de Medeiros Pires
RECIFE, Maio/2012
RESUMO
O relatório seguir tem como objetivo descrever a visita da turma de Tecnologia do Álcool e da Aguardente à Usina de cana e álcool do grupo JB, onde foi possível, para muitos, ter o primeiro contato com uma Indústria.
INTRODUÇÃO
Com mais de 40 anos de experiência, o Grupo JB destaca-se no segmento agroindustrial pela diversidade e capacidade produtiva atendendo aos mercados nacional e internacional de açúcar, álcool, gás carbônico, energia, combustíveis, armazenagem e indústria química. Suas atividades estão concentradas nos Estados de Pernambuco e Espírito Santo. O Grupo JB reúne empresas como: JB Açúcar e Álcool Ltda, Lasa - Linhares Agroindustrial S/A, Lastro Exportação e Importação S/A, e TECAB - Terminais de Armazenagens de Cabedelo Ltda. Responsável pela geração de 5.000 empregos diretos e 20.000 empregos indiretos, o grupo contribui com o desenvolvimento sustentável da região.
Por safra, o Grupo JB produz 60.000 m³ de destilados, sendo: etanol hidratado, etanol anidro, etanol neutro e aguardente. 1.400.000 sacas de açúcar, sendo: açúcar demerara (VHP) e cristal. 350.000 m³ de CO2 e 195.000 MW de energia elétrica.
DESCRIÇÃO DA VISITA
Ao chegar na indústria, saímos da UFPE de meio dia e chegamos por volta das uma e meia, fomos imediatamente encaminhados para uma sala de briefing com técnicos de segurança e com o representante Djair, que fez explicações prévias sobre a visita e diversos comentários a respeito do funcionamento da usina. Dentre os comentários, incluem instruções sobre o uso dos EPI’s, exposições de vídeos sobre elementos chave do processo industrial do álcool e uma apresentação do grupo JB além de um resumo dos procedimentos de funcionamento da produção como um todo. Depois da explicação,