Tecnologia de Segurança na Atividade de Mineração
Tecnologia de Segurança na atividade de mineração.
O homem e a tecnologia, uma união indispensável para reverter os dados negativos do passado por promoção da saúde e segurança do trabalho.
1
AHS - Autonomous Haulage System (Sistema de caminhões autônomos)
2
Exploração de minas em 3D
Descrição: São caminhões que dispensam o uso de motorista para realizar suas atividades de transporte do minério. São operadas por tecnologia robótica.
Descrição: São câmeras com tecnologia 3D capazes de fazer o escaneamento e mapeamento de minas terrestres e subterrâneas mostrando de forma tridimensional o ambiente e topografia da mina.
Benefício: São mais seguras, velozes e somando estes dois fatores reduzem o tempo e custo tanto na construção, quanto na produção da mina. Por serem máquinas autônomas, circulam em rotas que são restritas ao homem, promovendo assim a eliminação do risco de acidente por atropelamento e riscos de doenças ocupacionais aos colaboradores motoristas que ficavam expostos a riscos ergonômicos e químicos causados pela poeria do minério transportado. Benefício: Elimina a visita de profissionais responsáveis pelo mapeamento, assim tirando estes de possíveis riscos de acidente na fase de reconhecimento da mina.
3
4
Radiofrequência com Plasma
Gravimetria aérea
Descrição: A Radiofrequência com plasma é uma tecnologia que aquece entre 8.000 C e
12.000C minérios como ouro, prata, platina, zinco, níquel, cobre e chumbo que alcançando altas temperaturas se desprendem da estrutura rochosa e são recuperados e purificados por meio de técnicas convencionais.
Descrição: É uma tecnologia que é embarcada em uma aeronave e é usada para medir e mapear uma região com precisão as mudanças sutis no campo gravitacional.
Benefício: Aumento na produtividade e menor impacto ao meio ambiente. Testes mostram que a taxa derecuperação do ouro foi superior a 1500% em relação aos métodos tradicionais.
Benefício: