Tecnologia de negociação
INTRODUÇÃO.
Este trabalho tem como objetivo descrever de forma simples e significativa todo procedimento da negociação. Desde as habilidades e características utilizadas até as conclusões finais.
Dentro do ato de negociar está presente o processo de negociação que consiste em objetivos, entradas, processos, saídas e feedback.
Cabem ressaltar que as variáveis básicas da negociação poder, tempo e informação podem ser consideradas ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da negociação.
1. DESENVOLVIMENTO
1.1 CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO.
Para Acuffy (1993), Negociação é o processo de comunicação com o proposito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades.
Já para Hodgson (1996), Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório.
A negociação é uma relação entre duas ou mais pessoas, onde ambos os lados trocam interesse e necessidades, em busca de um objetivo, num processo ganha-ganha, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que se transforme numa relação duradoura.
1.2 PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO
Com passar dos anos, foi necessário abordar a negociação de um ponto de vista sistêmico, onde tem objetivo, entrada, processo, saída e feedback. Num processo contínuo em busca de objetivos.
• Objetivo: é o que cada integrante busca na negociação, como compra de produto, lucro da empresa, compra de veículos, imóveis e etc.
• Entradas: Necessidade do cliente, as influências ou inputs, são consideradas, as seguintes entradas no processo de negociação: o Diferenças individuais: são características pessoais de cada negociador, como idade, personalidade, a forma de pensar de cada um, a maneira como o negociador lida com o problema, entre outros aspectos. o Valores pessoais: tudo o que o individuo acredita, forma de criação, ética, honestidade, cultura e etc. o Interesses comuns: são os interesses