Tecnologia de informação
Para isso, o computador dispõe de recursos como o teclado, o mouse, disquetes e CDs para entrada de dados, mesas digitalizadoras e outros.
Processamentos
Os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para processamento imediato ou posterior.
O armazenamento de dados é feito na memória do computador, que pode ser volátil, referenciada como memória RAM, ou pode ser permanente (enquanto não é "apagada“ por alguém) através do armazenamento dos dados em unidades como as de disco fixo, disquetes, e os CDs graváveis.
O processamento dos dados é feito na CPU – Central Process Unit - unidade de processamento central (ou simplesmente processador, onde a informação é tratada, sendo lida, gravada ou apagada da memória, sofrendo transformações de acordo com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas.
Saída de Dados
Os dados resultantes do processamento das informações pelo computador podem ser apresentadas de inúmeras formas, e por meio de diversos dispositivos.
O monitor de vídeo é um dos principais meios para se obter dados de saída do computador.
Se quisermos que os resultados sejam apresentados em papel, podemos fazer uso de impressoras e/ou plotters;
Se quisermos levar esses dados para outros computadores, podemos fazer uso, por exemplo, dos disquetes, ou então conectar os computadores em rede (resumidamente, ligá-los através de cabos).
COMO O COMPUTADOR ARMAZENA INFORMAÇÕES
Dispositivo Binário => ex: interruptor de luz
A lâmpada pode estar acesa ( 1) ou apagada ( 0)
A informação correspondente a um dispositivo binário é a quantidade mínima de informação que se pode conceber.
A esta quantidade mínima de informação se dá o nome de BIT ( Binary Digit)
Supondo a existência de duas lâmpadas e as possibilidades de estarem acesas ou apagadas, teremos 4 possíveis combinações
Os seguintes códigos podem ser gerados : 00 11 01 10
É através de