Tecnologia de informação
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida 1
A integração da tecnologia de informação e comunicação – TIC – na educação pública brasileira já passou por várias fases e traz em sua trajetória uma perspectiva inovadora, que distingue o Programa Nacional de Informática em Educação – ProInfo-, da Secretaria de Educação a Distância – SEED -, do MEC, das ações correlatas de outros países e respectivas políticas públicas para o setor. Em nosso caso, a característica básica é a inter-relação entre pesquisa, formação e prática com o uso da tecnologia de informação e comunicação. Aprende-se a conhecer, aprendendo a fazer e a refletir sobre esse fazer.
Nos anos 80 e início de 90 do século XX, a primeira versão do Programa Nacional de Informática em Educação visava a preparação de professores para o uso da informática com seus alunos e a criação de centros de informática educativa, CIEDs, localizados nas Secretarias Estaduais de Educação, os quais se dedicavam a preparar professores e a atender aos alunos das escolas públicas no que diz respeito ao uso do computador.
Esse programa formou professores em pequena escala e não conseguiu chegar à sala de aula. O programa atual do MEC, ProInfo, que se desenvolve por meio de parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, começa a concretizar nosso sonho de introduzir o computador na escola para ser incorporado à prática pedagógica de diferentes áreas de conhecimento, favorecendo a aprendizagem do aluno. Esse programa prioriza a formação de professores e educadores em um processo que integra o domínio da tecnologia, teorias educacionais e prática pedagógica com o uso dessa tecnologia. Daí decorre o grande impacto não só no sistema educacional, mas também no desenvolvimento humano e na cultura brasileira, de tradição essencialmente oral.
Concordamos com Cury (2) (2001), que o acesso de uma camada da população, sobretudo os escravos, à escola