tecnologia de informação
LAIANE SANTANA
PRISCILA OLIVEIRA
ÉTICA NOS NEGÓCIOS
Salvador- BA
2014.1
JAMILE CAMPOS
LAIANE SANTANA
PRISCILA OLIVEIRA
ÉTICA NOS NEGÓCIOS
Trabalho apresentado à disciplina de Interpretação de Texto do Curso de Administração para obtenção do título de Nível Superior do Instituto Baiano de Ensino Superior.
Professor Orientador: Iordan Leite
Salvador- BA
2014.1
Desafios da Ética nos Negócios
Friedrich quis dizer que uma pessoa que tenha moral com todos sempre será o melhor exemplo para o apoio de todos, já Machado de Assis acha que a moral não leva o fato dos pecados serem esquecidos.
A ética definida reduziria seu conteúdo a uma “mera variável do processo administrativo”. Por outro lado, a tendência de valorizar a dimensão ética à luz demasiada humanista, reduz seu conceito de forma diametralmente oposta caracterizando todo o processo como discurso vazio isenta de ação e dificultando o entendimento por todas as partes envolvidas. Outro tipo de reducionismo identificado por Pena (2005) é a possibilidade de incluir a ética como mais uma variável do processo de gestão, inserindo sua perspectiva em restritas práticas e indicadores empresariais, perdendo a verdadeira dimensão e limitando sua aplicação aos propósitos utilitaristas das organizações ou, na melhor das hipóteses, aos atores sociais mais próximos ou mais relevantes.
A ética é um tema que envolve muita reflexão e debate. É um assunto que requer constante reflexão e atualização, por sua própria dinamicidade. A ética estabelece um dever, uma obrigação, um compromisso. Afirma-se que as palavras moral e ética são sinônimas, podendo uma substituir integralmente a outra, assim, nada impede que em vez de código de ética profissional seja chamado código de moral profissional. Talvez por exagero de prescrições descabidas da moral no chamado falso moralismo, criou-se a tendência de preferir a palavra ética.
A ética