Tecnologia de informação
2 Referencial Teórico
Neste capítulo são apresentadas discussões baseadas em estudos de autores que pesquisaram o tema desta dissertação ou parte dele. Inicialmente, buscou-se contextualizar o teletrabalho em sua perspectiva histórica e principais pré-requisitos para que ele pudesse surgir. Mais adiante buscou-se conceituar o teletrabalho e delimitar suas fronteiras para, então, abordar a discussão das vantagens e desvantagens do teletrabalho para o indivíduo que migrou para esta modalidade. Em seguida, buscou-se a visão de autores que propuseram parâmetros a serem observados para analisar a situação do teletrabalhador. Por
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510863/CA
último, são discutidas as implicações de tempo e espaço e equilíbrio entre vida pessoal e o teletrabalho que apresentam o pano de fundo para a discussão da pergunta central desta dissertação.
2.1. O contexto de teletrabalho mediado pela TI
Para um melhor entendimento do contexto das novas relações de trabalho mediadas pela tecnologia da informação, faz-se necessário uma volta ao passado, mais especificamente ao inicio da segunda metade do século XX. O mundo vivia um rearranjo de forças com o fim da segunda guerra mundial. Os aliados que venceram a Alemanha nazista tinham pela frente o desafio de uma reconstrução da Europa e uma redivisão do mundo entre dois eixos: O eixo americano e o eixo soviético. O mundo vivia o fim de uma era industrial ou o que poderia ser chamado de período pós-industrial. Vários avanços tecnológicos foram alcançados, em virtude da necessidade de se desenvolver novos meios de processamento de informação. As duas grandes guerras mundiais, por piores que tenham sido, também deixaram um legado para a humanidade de novas tecnologias que, apesar de terem sido utilizadas primeiramente com fins bélicos, num segundo momento puderam ser aproveitadas para fins pacíficos (KUMAR, 1997). O texto abaixo dá a tônica da situação anteriormente descrita:
20
A ocasião e