tecnologia de gestão
Tecnologia em Gestão
Junho de 2013
1. Mudança Organizacional e Quebra de Paradigmas.
A Mudança Organizacional é o processo de modificar a ordem existente, para melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance e de seus objetivos. Tais modificações podem envolver qualquer segmento, mas em geral, afetam as linhas de autoridade, níveis de responsabilidade de vários membros e as linhas de comunicação estabelecidas.
Quase todas as empresas modernas, de alguma maneira estão mudando e isso acontece em virtude das novas tecnologia, de oportunidade de crescimento global e da tendência de enxugamento de pessoal. O dinamismo tem obrigado as empresas a criarem procedimentos que diferenciem seus produtos ou marcas para que sobrevivam nesta nova realidade de mercado. Mudar para se adaptar as novas necessidades é certeza soberana, ainda que, em muitos casos, mudança implique perturbação.
As organizações precisam estar atentas as novas demandas da moderna sociedade, porque ela está mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mas também quanto às ações empresariais, pois tem cobrado transparência e responsabilidade.
Os paradigmas tem função normativa, pois postulam o que é ou não possível e estabelecem noções a respeito de como o mundo é constituído e do seu funcionamento. Ele oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo, quando mais questões surgem e já não são resolvidas pelo paradigma vigente, a teoria entra em crise e dá início a uma revolução e a um novo paradigma.
Então pode-se dizer que quebra de paradigmas é esse novo paradigma, onde as organizações são bem mais flexíveis, em razão da nova relação entre colaboradores que, com seus pares e líderes, planejam e definem metas, foi criada uma nova forma de trabalhar em que são orientados , incentivados e, se necessário,