Tecnologia de gestão hospitalar
[pic]
Academia Brasileira de Administração Hospitalar foi fundada em 25 de março de 1963, na cidade do Rio de Janeiro. No rol de seus fundadores encontram-se nomes da maior expressão no meio hospitalar brasileiro, entre eles Rosa e Silva, Teophilo Muñoz Piñero,Oberdan Perrone, Delcides Baumgratz, Jarbas Karman e outros tantos consagrados mestres nos diferentes ramos da atividade complexa e especializada que é a Administração Hospitalar.
Nos primeiros anos de funcionamento, a ABAH destacou-se napromoção e patrocínio de eventos culturais na área da saúde e da administração hospitalar, cooperando com as diversas entidades do setor. Congressos nacionais e panamericanos, seminários, cursos e outras realizações visando ao desenvolviment o da Administração Hospitalar e ao congraçamento da numerosa classe.
A complexidade da Administração Hospitalar impôs uma lógica departamentalização da entidade, posto que se trata de uma atividade que envolve várias profissões e especialidades. Médicos, enfermeiros, engenheiros, arquitetos, assistentes sociais, administradores, farmacêuticos, nutricionistas e tantos outros, constituem pilares da Administração de um moderno hospital, especialidades mais ou menos numerosas porém indispensáveis à consecução do objetivo maior - a recuperação, a prevenção e a conservação da saúde. Assim, a ABAH tem departamentos que variam do médico-hospitalar ao de serviço social.
O hospital moderno ultrapassa os seus limites físicos, deixando de ser, apenas, mais um equipamento urbano ou um lugar de tratamento de enfermos, para converter-se no núcleo central de um sistema de saúde que abrange toda a sua comunidade, que envolve pesquisa e prevenção, que lida com a globalidade do tema saúde na área atendida, e isto independente do regime de propriedade, seja público ou particular,lucrativo ou não. Hoje o hospital envolve novos conceitos e especialidades, novas preocupações condizentes com as realidades de nosso tempo e o avanço da