Tecnologia de Gestão aula online 5
O conhecimento individual e o relacionamento interpessoal dos colaboradores, quando bem administrados, conduzem à criatividade e à iniciativa, pois a motivação para o compartilhamento do conhecimento, partindo da satisfação e do comprometimento de todos os envolvidos.
Entende-se que conhecimento é a utilização de informações e de dados acoplados ao potencial das pessoas, suas competências, ideias e vivencia, é dividido em duas modalidades, o conhecimento tácito que é aquele adquirido pela experiência e o conhecimento explicito que é aquele que comunicamos por palavras e gestos, porém nem sempre é fácil adquirir e administrar tal conhecimento, pois o mesmo envolve diretamente a experiência e o contato com as pessoas.
As empresas e os indivíduos passam constantemente por influências do ambiente mercadológico e desenvolvem processos rotineiros para fazer parte da cultura dos anvanços tencnológicos e inovadores. A mudança, quando envolve o conhecimento individual, é relativamente simples e demanda pouco tempo e recursos. No entanto, quando se almeja a mudança de comportamento de um grupo é preciso que se considere que tanto o grau de dificuldade quanto o tempo envolvido no processo são maiores, pois estes contemplam aspectos motivacionais.
Toda mudança deve ser planejada e delimitada, considerando que, uma vez determinados os objetivos, identifica-se qual é o estado atual do grupo envolvido e qual tipo de mudança é desejada.
Como o conhecimento individual pode ser convertido em conhecimento organizacional?
Conhecimento é um ativo intangível, e na gestão do conhecimento, este pode ser categorizado em tácito ou explícito. O tácito seria aquele que presente nas pessoas, adquirido através de experiências e vivências. Já o explícito é o desafiador das organizações, pois é uma transformação do conhecimentgo tácito para o explícito.
O conhecimento pode ser desenvolvido individualmente, mas, dentro de uma organização, precisa estar combinado com as