Tecnologia de gestao
Passo 1
Com a abertura do mercado, a inovação tecnológica, a crescente competitividade entre as empresas, o conhecimento cada vez maior das pessoas, o aprimoramento da produtividade e principalmente a exigências do cliente em atender as suas necessidades, tornou-se indispensável às empresas a adotarem a Qualidade Total nos seus processos.
A pressão dos clientes por produtos cada vez melhores motivada pela globalização, levaram as empresas a se moverem para atender as expectativas de seus clientes sem se desviar ainda da pressão quanto à redução dos custos para se chegar apreços mais acessíveis.
É neste contexto globalizado que a qualidade começa a se destacar e ser tratada como estratégia para esta competição. A Qualidade Total assim surge com a proposta de que a empresa é um organismo complexo e todos os seus componentes têm que atingir bons padrões, isso inclui a exigência pela qualidade nos serviços/produtos da empresa considerando ainda todos os clientes, internos e externos.Feigenbaum (1991 apud Chiavenato 2000) define Qualidade Total (QT) comocaracterísticas de um produto ou serviço referente a marketing, engenharia, manufatura e cliente.
De acordo com Cerqueira Neto (1991 apud Coltro 1996; 4):.As grandes empresas se empenham na implementação de programas de qualidade total, cujos resultados não só garante a plena satisfação dos clientes como também reduzem os custos de operação, minimizando as perdas, diminuindo consideravelmente os custos com serviços externos e otimizando a utilização dos recursos existentes..
Dessa forma, observa-se que o conceito de Qualidade Total é multidimensional, ou seja, suas dimensões atingem não apenas os produtos, mas também os processos de produção e a satisfação das necessidades dos clientes que são os principais entes na busca pela QT.
A Qualidade Total deve ser preocupação de qualquer tipo e tamanho da organização, seja de produtos ou serviços e até mesmo das pequenas empresas