tecnologia de bolos
Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Alimentos – 2E
Disciplina – Tecnologia de Cereais
Professora – Nelsi Sabedot
TECNOLOGIA DE BOLOS
(Floresta Negra)
Adriana L. Canal
Edson T. C. Júnior
Franciele Sbaraini
Gabrielly Bonatto
Concórdia, Julho de 2013
1. Introdução
A fabricação de bolos é uma atividade desenvolvida por muitas famílias, de forma caseira, e para consumo próprio. Com o passar do tempo, foi-se descoberto que além de atender às necessidades de consumo, essa atividade constitui uma importante alternativa de renda e valoriza a cultura e as tradições locais. Se verificarmos as receitas e suas origens, notaremos que cada região tem os seus produtos mais característicos.
Para a produção de bolos, os cuidados de higiene devem ser rigorosamente seguidos, estendendo-se às pessoas que fabricam o produto, instalações, equipamentos, matéria-prima e embalagens utilizadas.
2. Objetivo
Como citado anteriormente, o objetivos dos pequenos confeiteiros é um adicional a renda familiar. Porém com esta aula prática, pode ser interpretado como um teste, e o bolo é apenas um dos alimentos trabalhados nessa área de
Tecnologia de Cereais.
Por meio da confecção do bolo, o Floresta Negra no caso deste grupo, será avaliado se o grupo realmente tem condições de trabalhar em equipe ao preparar uma receita, explicá-la para os demais e se foram entendidas todas as instruções e técnicas mencionadas e demonstradas pela professora no decorrer do semestre.
3. Materiais e Métodos
3.1 Materiais
Ingredientes (Massa)
6 gemas
6 claras
2 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó
½ xícara (chá) de água quente
1 colher (sopa) de fermento em pó
100g de cereja em calda para rechear e decorar
250g de chocolate meio amargo para decorar
Aproximadamente 1 litro de Chantili
Calda
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de