Tecnologia da pesquisa
O método atual de alfabetização ,é construído baseando-se em um modelo já existente, implantado por Emilia ferreiro, que defende basicamente a ideia de que a criança durante seu período de aprendizagem e alfabetização passa por diferentes fases de compreensão e assimilação , pré-estabelecidas e que seguem um determinado padrão até chegar ao estagio em que a mesma consegue assimilar valores sonoros a escrita,um bom método para se avaliar o andamento da sala, e até mesmo o andamento individual de cada aluno, é a conhecida sondagem alfabética.
A Sondagem da escrita ,tem como principal finalidade capacitar o educador ,e deixa-lo apto a desenvolver um plano pedagógico de acordo com o desenvolvimento coletivo/individual de sua turma, onde permite a ele escolher o material e as atividades adequadas para o perfil dos alunos, fazendo com que as aulas ofereçam um maior rendimento.
O professor pode escolher entre diversas maneiras de realizar o processo de sondagem ,o ideal é que seja realizado em intervalos quinzenais e iniciado desde o começo do ano letivo, para ser possível a avaliação gradativa da evolução alfabética. Separando a turma em grupos que tenham hipóteses pedagógicas semelhantes para que causem nos alunos, por meio da troca de experiências uma inquietação em busca de uma melhoria ,lembrando sempre que a intenção não é gerar competitividade entre a turma , e sim um desacomodo com relação a aprendizagem.
O termo sondagem traduzido no literal sentido da palavra significa: rondar;vigiar;espionar. Transferindo-a para o tema de estudo , significa observar a produção e resultados do ensino aplicado, analisando as hipóteses existentes para buscar diferentes maneiras de avanço e entendimento da escrita. Para que o aluno se torne não tão somente um analfabeto funcional como vemos muitos casos pelo pais, mas sim crianças em hipóteses alfabéticas e que apresentam um raciocínio lógico com facilidade.Apoiando-se em teorias clássicas como as