Tecnologia da informação
Filosofia e Conhecimento Tecnológico
Bruna Mendes
Maria Eduarda Santoro
Rayssa Larocerie
Introdução
No início, os computadores eram tidos apenas como "máquinas gigantes" que tornavam possível a automatização de determinadas tarefas em instituições de ensino/pesquisa, grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, tais máquinas começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores, mais poderosos e mais confiáveis. Como se não bastasse, a evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente.
Mas perceba que, desde as máquinas mais remotas e modestas até os computadores mais recentes e avançados, o trabalho com a informação sempre foi o centro de tudo. É por isso que a expressão Tecnologia da Informação (TI) é tão popular. Mas o que vem a ser isso?
O Que é TI?
Tecnologia da Informação (TI) É a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.
- Segundo Foina (2001, p. 31) é “um conjunto de métodos e ferramentas, mecanizadas ou não, que se propõe a garantir a qualidade e pontualidade das informações dentro da malha empresarial”.
FOINA, Paulo Rogério. Tecnologia de Informação: Planejamento e Gestão São Paulo: Atlas, 2001.
- Já para Martinelli (2006), é o termo que “serve para designar o conjunto de hardware e software usado por uma organização para armazenar, processar, transmitir e disseminar informações”.
MARTINELLI Auditores Unicamp Noções de auditoria de Sistemas, 2002
- Ximenes (2005) descreve TI como o “conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais e de telecomunicações para a geração e o uso das informações”. XIMENES, Regina Cláudia. Tecnologia da Informação na