Tecnologia da informação
Sabe-se que a tecnologia da informação tem exercido suma importância no mundo empresarial. Isso, pois permite ao empresário oferecer e divulgar o seu produto, ao mesmo tempo em que proporciona um conhecimento aprofundado ao cliente, o qual pode consultar sobre diversas marcas e diferentes disponibilidades do mercado. Além disso, essa ferramenta disponibiliza a criação de um vínculo pós-vendas de maneira mais fácil e menos custosa, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos. Baseando-se nesses fatos e nos dados da concorrência, a Green Lux optou por utilizar a tecnologia da informação para apresentar e divulgar o seu produto – uma luminária de hashis reutilizados – ao cliente.
De acordo com Teixeira (2010), dados de uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week, com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais altas. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período. Isso, pois as redes oferecem facilidade para entrar em contato com pessoas que possuam interesse pelo produto ou serviço oferecido.
Ao realizar pesquisas sobre outros produtores de luminárias, percebe-se que para os concorrentes diretos – os produtores de luminárias – há pouca utilização de redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook ou Myspace para divulgação de marca. Nesses casos, as redes sociais são utilizadas por produtores pequenos, como artesãos ou, inclusive, outros grupos derivados de trabalhos de escola. Constata-se, no entanto, que as redes sociais são mais utilizadas pelas organizações que exercem a venda desse tipo de produto. Avalia-se, contudo, que dificilmente lojas de grande porte utilizam as redes sociais para