Tecnologia da informação
4.1 CONCEITO
A Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação. A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas (softwares) e comunicação de dados.
Tecnologia da informação é todo e qualquer dispositivo que tenha a capacidade de tratar dados e/ou informações tanto de forma sistêmica como esporádica, independentemente da maneira com é aplicada. (BATISTA, 2006, p. 59).
4.2 COMPONENTES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A ti dispõe de dispositivos para desenvolver suas atividades. São eles:
• Hardware → É o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramento sua principal função é receber dados de entrada, executar os processamentos e apresentar as informações de saída.
• Software → São instruções que executam uma função desejada, usa estrutura de dados para manipular informação, com o software podemos interagir com a máquina, tornar o computador operacional e executar determinadas tarefas.
• Redes de telecomunicação → Componentes responsáveis pelo tráfego dos dados por toda a organização. Para Stair e Reynolds (2006, p. 203): “[...] redes de computadores são compostas pelos meios de comunicação, dispositivos de hardware e software necessários para a conexão de dois ou mais sistemas computacionais e/ou dispositivos”.
• Banco de Dados → Agrupamento lógico de arquivos relacionados. Sua hierarquia, são elas: Caracter, Campo, Registro e Arquivo.
12 5 CONCLUSÃO
A relação entre negócios e tecnologia tem-se intensificado nessa Era
Digital, ou Era da Informação, a informação tornou-se o bem econômico de maior valor, isso mostra como a tecnologia da informação está alterando os negócios.
Os sistemas de informação e seu contexto organizacional precisam ser estudados, entendidos e geridos simultaneamente.
Orkut, facebook, twitter, linkedin e outras
Com os