Tecnologia da Informação
Para além da informática propriamente dita, as TIC expandem-se para outras áreas, entre as quais se destacam as seguintes: Burótica; Telemática; Controlo e Automação.
Informática
A informática constitui actualmente um domínio muito amplo que diz respeito à concepção, criação, utilização e manutenção de sistemas informáticos. Podemos identificar as seguintes actividades principais em que se subdivide a informática, como actividade científica, técnica e profissional: concepção e implementação dos componentes de hardware; concepção e desenvolvimento do software necessário ao funcionamento do hardware; operação e utilização dos sistemas informáticos (hardware + software) para a realização de determinadas tarefas de tratamento de informação. montagem, manutenção e reparação de sistemas informáticos.
Burótica
Burótica – de bureau, escritório, em francês – designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação num escritório ou parte administrativa de uma organização.
Uma outra expressão actualmente utilizada com o mesmo significado é ofimática – de office, escritório, em inglês.
Telemática
A telemática conjuga os meios informáticos (computadores, modems, etc.) com meios de comunicação à distância ou telecomunicações (linhas telefónicas, satélites, etc.).
A própria palavra telemática resulta da conjugação das palavras telecomunicações e informática.
Actualmente, as comunicações telemáticas passam, na sua maior parte, pela maior rede de âmbito mundial – a Internet.
Controlo e Automação
As tecnologias de controlo e automação dizem respeito a sistemas e processos de controlo da produção industrial.
Alguns dos principais domínios já consagrados nesta área são os seguintes:
- Sistemas de aquisição e tratamento de dados (SATD) – sistemas constituídos por sensores e outros dispositivos electrónicos que captam dados do mundo exterior e canalizam-nos para computadores, onde determinados