Tecnologia da Informação
2 – Os tipos de Organição Física de Arquivos são: Sequencial – é a mais fácil, pois os registros são armazenados e recuperados um depois do outro, sequencialmente. Direta – também conhecido como organização aleatória, trabalha com arquivos de acesso direto, que permite ao usuário a flexibilidade de acessar qualquer registro, em qualquer ordem, sem que o arquivo tenha que ser pesquisado desde o inicio. Sequencial indexado – combinação entre acesso sequencial e direto que evita colisões, pois não utiliza os resultados do algoritmo de seccionamento para gerar os endereços dos registros e sim um arquivo de índice através dos qual os registros são recuperados.
3 – Os Métodos de Controle de Acesso se dividem em: Matriz de Controle de Acesso: Funciona melhor em sistemas com poucos arquivos e poucos usuários. Na matriz, cada coluna identifica um usuário e cada linha identifica um arquivo. As interseções entre colunas e linhas contêm os direitos de acesso de cada usuário a cada arquivo.
Desvantagens:
- Em matrizes muito grandes pode ocasionar carregamento excessivo de memória;
- Desperdício de espaço, já que muitas das entradas são nulas.
Lista de Controle de Acesso: Aqui cada arquivo é incluído na lista e contém os nomes dos usuários que podem acessá-lo, assim como o tipo de acesso permitido a cada um. Listas de Capacitações: Exibe as informações relacionando cada usuário aos arquivos que ele pode ter acesso. Palavras-chave: A palavra chave assemelha-se a uma senha, limitando o acesso por arquivo. Aqui o usuário remete uma senha a cada arquivo e toda vez que desejar