Tecnologia da Informação
As demonstrações contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de conta para os sócios e acionistas. A prestação anual de contas é composta pelo Relatório da Administração, As demonstrações contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o parecer dos auditores (quando houver) e o parecer do conselho fiscal (caso exista).
Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data. Representando, portanto, uma posição estática da mesma. O balanço apresenta os ATIVOS (Bens e Direitos) e PASSIVOS (Exigibilidade e Obrigações) e o PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
As empresas são obrigadas a apresentar o balanço pelo menos uma vez durante o período de 12 meses, podendo ou não este período coincidir com o ano civil.
Para fins de Gestão Administrativo –Econômico – Financeira dos negócios, quanto maior for o número de balanços num período, melhor para as empresas e para as pessoas interessadas nas suas atividades, pois estas terão a oportunidade de conhecer, num período menor de tempo as variações no patrimônio e a causa dessas variações e como conseqüência, poderão verificar o grau de acerto e desacerto das decisões passadas, bem como fixar novas políticas de negócios futuros.
Levanta-se um balanço nas seguintes situações:
Transformações;
Fusões;
Liquidações:
Incorporações;
Cisões.
Definições
Patrimônio – Conjunto de bens, direitos e obrigações;
Bens (tangíveis) – Qualquer coisa palpável, como um computador, casa, carro e etc.
Direito – Valor que é seu por natureza, mas que está na posse de outra pessoa. EX: Uma venda feita a prazo é direito seu receber esse dinheiro, como não esta contigo, ele não é um bem, e sim um direito.
Obrigações - É o inverso de direito, ou seja, é algo