tecnologia da informação
O Planejamento define o que a empresa pretende fazer no futuro e como deverá fazê-lo. Por essa razão, o planejamento constitui a primeira função administrativa e define o objetivo para o futuro desempenho organizacional, bem como decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcança-los adequadamente. Graças ao planejamento, o administrador se orienta para os fins visados e as ações necessárias para alcançá-los, baseando-se em algum método, plano, meio ou lógica e não ao acaso. O planejamento produz estratégias que se baseiam em objetivos e nos procedimentos específicos para alcançá-los. Assim, planejar envolve solução de problemas e tomada de decisões quanto a alternativas para o futuro. O planejamento, portanto é o processo de estabelecer objetivos e o recurso da ação apropriado para atingi-los.
Cap 1
1.6. Organização
A organização visa estabelecer a infraestrutura e os recursos necessários para possibilitar a implementação do planejamento, o que reflete como a empresa tenta cumprir os planos. A organização é a função administrativa relacionada com a atribuição de tarefas, agrupamento de tarefas em equipes ou departamentos e a alocação dos recursos necessários nessas instâncias. É, portanto, o processo de distribuir, arranjar, alocar o trabalho, estabelecer a autoridade e os recursos desdobrados entre os órgãos para que possam ajudar a alcançar os objetivos organizacionais.
Cap2
1.7. Identificando o negócio da Empresa É fundamental identificar qual é realmente o negócio de sua empresa. Muitas empresas perseguem tradicionalmente a ideia de que o seu negócio é o produto ou serviço que oferecem ao mercado. Errado! Essa é uma abordagem estreita, míope confinada. O produto ou serviço deve servir a uma finalidade maior do que a ele próprio. Quando a empresa focaliza exclusivamente o produto ou serviço que produz, está perdendo mercado e dinheiro. O produto analisado sob o ponto de vista do cliente que o compra e utiliza e não