tecnologia da informação
Prof. Antonio E. Gabriel
Conceitos. O parágrafo pode ser entendido como uma unidade de escrita dentro do texto. Vale ressaltar um erro frequente cometido pelos alunos: a confusão entre período e parágrafo. Gramaticalmente, o período é delimitado pelo ponto final. Nesse sentido, é comum os alunos mudarem de parágrafo após o ponto final, isto é, o término do período. Esse não deve ser, de forma alguma, o critério para a construção de um parágrafo. Como é possível observar, este parágrafo é composto por vários períodos.
A ideia principal do parágrafo. O critério para a construção – e consequente mudança de parágrafo – é a ideia principal. Cada parágrafo deve possuir uma ideia principal. Mas atenção, não confunda essa ideia com assunto. Como foi possível observar anteriormente, o texto deve possuir Continuidade, isto é, o assunto não se altera no decorrer do texto, apenas é alterada a maneira como é abordado. Logo, a ideia principal deve ser entendida como uma abordagem ou enfoque dado ao assunto. Tome como exemplo o seguinte assunto de um texto: pena de morte. Um dos parágrafos poderá ter como ideia principal “a diminuição da criminalidade proporcionada pela pena de morte” e outro “as injustiças causadas pela pena de morte”, o assunto manteve-se o mesmo, apenas foi abordado de duas maneiras diferentes.
O parágrafo tradicional é demarcado no texto pelo afastamento da margem esquerda, como pode ser observado na ilustração a seguir:
_______________________________________
______________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
O referido afastamento permite uma melhor visualização de cada um dos parágrafos. O que nos leva a identificar rapidamente a existência de três parágrafos no desenho acima (mesmo que nada esteja escrito nele). Contudo, não devemos