tecnologia da informação
Palavras-chave: Sistema de Informação (SI), Dados, Processamento, Saída.
INTRODUÇÃO
A informação exerce um papel cada vez mais importante nas organizações, surgindo como elemento integrador e alimentador das suas diversas atividades, desde os níveis mais altos de decisão até as tarefas cotidianas repetitivas.
A área de Tecnologia de Informação (TI) tem como produto a informação, que é a matéria prima para a criação do conhecimento e Sistemas de Informação (SI), destinando-se então a suportar o processo de gestão do conhecimento.
Segundo Laudo (1999) SI é conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações.
Percebe-se que vem sendo crescente a tendência de automação da informação sobre diversos meios. Esta crescente se deve ao grande desenvolvimento dos computadores e a continua queda de seus custos, pois cada vez mais estão sendo utilizadas as mídias eletrônicas, em substituição ao papel e anexam-se sistemas inteligentes que permitem filtrar e interpretar diversas informações, além de em determinados momentos gerar ações pré-programadas.
A gestão da informação exerce um impacto concreto na competitividade de um sistema de produção e a partir disso, tem se tornado objeto de preocupação para diversos estudiosos no assunto, pois a gestão da informação deve ser desenvolvida para incorporar uma ótica diretamente associada aos impactos na competitividade do negócio da organização.
Tecnologia da Informação
A Tecnologia da Informação reúne as contribuições da tecnologia e da administração para