tecnologia da informação para gestão do conhecimento
ANTÔNIO ANDERSON LOPES
HIGIENE , SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA
CATALÃO/2014
Introdução
O ambiente de trabalho se caracteriza por condições físicas e materiais e por condições psicológicas e sociais. Os aspectos ambientais podem afetar o bem estar psicológico e intelectual, a saúde mental e a integridade moral das pessoas.
As doenças profissionais e os acidentes do trabalho provocam enormes prejuízos às pessoas e às organizações em termos de custo humanos, sociais e financeiros. Eles podem ocorrer casualmente, mas podem ser evitados através de programas preventivos e profiláticos.
Higiene do trabalho
A higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de saúde e bem estar das pessoas.
Um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos , como visão , audição , tato , olfato e paladar.
Do ponto de vista de saúde mental , o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas evitando impactos emocionais e estresse.
Um ambiente de trabalho agradável facilita o relacionamento interpessoal e melhora a produtividade , bem como reduz acidentes, doenças , absenteísmo e rotatividade de pessoal.
Saúde ocupacional
A saúde ocupacional está relacionada com a assistência médica preventiva.
A Lei 24/94 institui o Programa de controle Médico de Saúde Ocupacional, que exige exame médico pré-admissional, exame médico periódico, exame de retorno ao trabalho ( no caso de afastamento superior a 30 dias), exame de mudança de função, antes da transferência e o exame médico demissional nos 15 dias que antecedem o desligamento definitivo do funcionário.
Os programas de saúde começaram a atrair a atenção