Tecnologia da informação na estratégia das empresas
A tecnologia da informação não envolve somente um software, ou algum novo equipamento na área de comunicações. A tecnologia da informação é muito mais do que isso, envolve fatores humanos, administrativos e organizacionais. Nas organizações há cada vez mais a necessidade dos administradores se envolverem de forma intensa no setor de TI da sua empresa, pois através desse setor, bem estruturado, passa a ser uma ferramenta fundamental para as tomadas de decisões e vantagem competitiva.
A eficácia e eficiência do sistema de TI dependem de como a própria empresa encara esse sistema, ou seja, se ela trata apenas como um mero meio de facilitar a operação da empresa ou se é vista como parte importante do processo da empresa. O artigo busca mostrar exatamente essa situação, pois destaca as diferentes formas de se avaliar o resultado que o sistema pode trazer para as empresas.
Muitos resultados alcançados pelo sistema de TI podem até mostrar um resultado que pareça não justificar o investimento realizado no setor, mas esses resultados, na verdade, ocorrem porque as próprias empresas não são capazes de associar seus objetivos principais de uma forma a utilizar adequadamente os recursos investidos em TI.
A questão pontual central do texto proposto visa refletir acerca de uma nova abordagem paradigmática sobre o modelo de implementação das tecnologias de informação como um caminho de gestão de informação que deve ser analisado a partir de uma equipe de executivos qualificados no redirecionamento constante de elementos competitivos que fomentem ações vantajosas na perspectiva de um mercado transnacional que se desdobra em múltiplas faces na Era da