Tecnologia da informaçao vetores
Ponteiros e Vetores:
1. Escreva um programa em C para ler um vetor X de 10 elementos inteiros. Logo após copie os elementos do vetor X para um vetor Y fazendo com que o 1o. elemento de X seja copiado para o 10o. de Y, o 2o. de X para o 9o. de Y e assim sucessivamente. Após o término da cópia, imprimir o vetor Y.
2. Escreva um programa em C para ler um vetor R (de 5 elementos) e um vetor S (de 10 elementos). Gere um vetor X que possua os elementos comuns a R e a S. Considere que pode existir repetição de elementos no mesmo vetor. Nesta situação somente uma ocorrência do elemento comum aos dois deve ser copiada para o vetor X. Após o término da cópia, escrever o vetor X.
3. O que será impresso na tela pelo seguinte programa: int main()
{
int numbers[5]; int *p; int n;
p = numbers; *p = 10; p++; *p = 20; p = &numbers[2]; *p = 30; p = numbers + 3; *p = 40; p = numbers; *(p + 4) = 50;
for (n = 0; n < 5; n++) printf(“%d”, numbers[n]);
}
4. Implemente uma função que receba como parâmetros um vetor de números inteiros v e seu comprimento n, e verifique se os elementos do vetor correspondem aos termos de uma PA (Progressão Aritmética), isto é, se existe um número inteiro k tal que v[i]=v[0]+k*i. Caso os elementos do vetor correspondam aos termos de uma PA, a função deve retornar o valor calculado para k. Por exemplo, se for passado para essa função o vetor {2,10,18,26,34} a função deve retornar o valor 8. Caso o vetor não corresponda a uma PA, a função deve retornar o valor 0. Assuma que o vetor sempre terá pelo menos 3 elementos. Essa função deve ter o seguinte protótipo: int testa_PA(int n, int* v)
5. Desde março deste ano, os 33 táxis da cidade de Rio das Ostras tiveram que instalar a aferir taxímetros para o cálculo do valor das corridas. De acordo com a tabela em vigor, a tarifa inicial (ou bandeirada) custa R$4,95.