Tecnologia Da Constru O
Aracaju-SE
Março 2015
Iendes Figueredo Lopes
Laissa kethllin Leitão Dias
Maria Rita Modesto
Paulo de Lira Santana
Rafael Lemos F. de Barros
Tecnologia da Construção
Fundações: estrutura Metálica em Aço
(Estacas)
Este relatório é parte integrante da disciplina de Tecnologia da Construção ministrada pelo Prof. Fabrício Teles na 1ª Unidade do 1ª semestre de 2015 do curso de Engenharia Civil na Universidade Tiradentes.
Aracaju-SE
Março 2015
1 -Introdução
Fundações profundas são aquelas em que a carga é transmitida ao terreno através de sua base (resistência de ponta) e/ou sua superfície lateral (resistência de atrito). As fundações profundas estão assentadas a uma profundidade maior que duas vezes a sua menor dimensão em planta.
A estaca é um tipo de fundação profunda colocado no solo por cravação ou perfuração, que tem a finalidade de transmitir cargas ao solo, seja pela resistência de ponta, seja pela resistência de atrito lateral ou pela combinação das duas. A carga admissível das estacas deve ser verificada pelos métodos de cálculo de capacidade de carga, que consideram a interação solo-estaca.
As estacas de aço são geralmente utilizadas em fundações e contenções, e especialmente quando se deseja atingir profundidades muito elevadas. Por serem de aço devem ser retilíneas e uma vez cravadas em terreno natural dispensam tratamento especial, independentemente do nível d’água.
A utilização no Brasil de perfis metálicos como elementos de fundações profundas têm apresentado avanços significativos. Até muito recentemente, as estacas metálicas eram utilizadas principalmente nas estruturas de contenção (perfis associados a pranchas de madeira ou pré-fabricadas de concreto) e nos pilares de divisa, com o objetivo de se eliminar as vigas alavancas. Também no